top of page

Culaccino

 

Instalação performática em colaboração com a artista-designer Claudia Toledo

Lona de condensação

quimono

frasco para elixir

 

2013, out.

Epicentro Cultural, São Paulo, Brasil - Exposição coletiva de arte erótica Atrás da Porta Verde

 

 

 

Do título: culaccino é uma palavra italiana “sem tradução” que significa a marca de condensação deixada na mesa por um copo gelado. 

 

Da ação: vestindo o quimono, o performer se encontrava de pé sob a lona preenchida com 20 kg de gelo, em meio às faixas de luzes halógenas que partiam das paredes laterais. Sua presença era afetada pelo frio acima de sua cabeça e pelo calor das luzes que envolviam seu corpo. Após mais de duas horas deixando-se atrair pelos estímulos do ambiente criado e modificado pela interação dos visitantes, o performer despiu-se do quimono, depositou-o na bacia e o embebeu de veículo para essência; torceu-o, extraindo o elixir que foi, então, depositado no frasco CisneyLips.

 

Dos objetos: elementos recorrentes da obra da artista Claudia Toledo, as folhagens e flores – aqui dispostos ao lado da forma tridimensional de seu alter-ego CisneyLips – consolidam-se, em Culaccino, como personagens. Embora documentos da ação performática que ocorreu durante a abertura da presente exposição, esses objetos foram pensados e produzidos por Claudia Toledo como peças a existirem, cada uma a sua maneira, ao lado da performance realizada por Gabriel Brito Nunes. A partir do estabelecimento de uma relação entre o performer e o alter-ego CisneyLips da artista, os três objetos – o frasco elixir, a lona de condensação e o quimono – foram ativados durante a ação performática que ocorreu no dia 21 de outubro de 2013. 

bottom of page