top of page

(des)instalação - Horizonte à Venda

 

instalação e performance

 

2015, mar.

Centro Universitário Maria Antonia, São Paulo, Brasil

Evento de exposição e discussão sobre performance O que não é performance?, idealizado pelo Coletivo Sem Título

 

 

O que não é performance" foi idealizado a partir de pesquisas que o Coletivo Sem Título, s.d tem realizado junto ao Centro Universitário Maria Antonia desde o final de 2013, quando tiveram início as discussões propostas por Rafael Vogt Maia Rosa, então coordenador da equipe educativo do Maria Antonia, acerca de temas como teatralidade na arte contemporânea, gestualidade e performance. Posteriormente, essa pesquisa foi aprofundada e ampliada com a criação do Núcleo de Pesquisa e Mediação, coordenado por Ana Cândida de Avelar, o que motivou a criação do Coletivo Sem Título, s.d  e a concepção e realização de O que não é performance?. O evento tem por objetivo discutir questões que se encontram nas bordas da performance, isto é, nas fronteiras entre artes plásticas, teatro, música, etc. Além de mesas de debates, o projeto também contará com uma mostra de performance e uma exposição com vestígios, registros e documentos das ações.

 

No terraço do Hotel Majestic, de onde ainda se enxerga a paisagem natural, foram instalados 5 tapumes OSB verdes formando um muro de aproximadamente 6 metros de comprimento (5x1,22m + peças de instalação) e 2,20 de altura, na linha do diâmetro do terraço paralela à vista da paisagem do lago.

 

De um lado do muro, via-se a paisagem; do outro, não. 

 

Durante duas horas, o performer - vestido em macacão cinza de obra de construção civil, luvas de couro, botas e óculos de proteção, e munido de uma furadeira Bosch e brocas para madeira - fez furos nos tapumes com o auxílio da furadeira.

 

O artista Leonardo Remor, cujo trabalho individual também fazia parte da exposição, realizou intervenções em ambos lados do muro de tapumes com o auxílio de projetores de super 8 e de vídeo.

bottom of page